10 de abr. de 2017

O Pequeno Príncipe: Uma grande história

em 10 de abr. de 2017

Comente aqui

Já perdi a conta de quantas vezes li este pequeno livrinho. E por algum motivo, não consigo em hipótese alguma enjoar desta história. Pode até parecer desnecessário eu vir aqui escrever sobre um livro tão conhecido, suas quotes estão em todo lugar e não conheço ninguém no mundo que leu e não se apaixonou. É Impossível!
O Pequeno Príncipe é mais que uma história de amor, ela mostra o quão importante é esse sentimento de uma forma tão pura, pois é um sentimento de uma criança. Não vou contar a história toda aqui, até porque perderia toda a graça... só vou deixar uma pequena parte da experiência que a mesma me proporcionou.
Sabe quando você ama tanto, mas tanto alguém, mas tem que passar por tantas dificuldades e obstáculos, que esse amor acabar lhe causando dor? Bom... imagine que você plantou uma rosa. Cuidou dela da melhor maneira possível para que crescesse saudável. E você fez de tudo para que
nada de mau lhe acontecesse, obedecendo a todas as suas necessidades. E além disso tudo, para você, essa rosa é única no mundo. Nenhuma outra se compara a ela. Mas, ela, por algum motivo, tem um orgulho tão grande e é tão exigente e dura com você, que acaba fazendo se sentir como se nada daquilo que fez por ela tivesse valido a pena. Mesmo assim, você ainda a ama.
Agora imagine que você mora num planeta, sozinho(a) e não tem nenhum amigo para conversar. Triste, não é?! Então, você sai desse planeta em busca de um, passa por vários outros planetas, e conhece várias pessoas. Mas parece que essas pessoas não estão ali para apreciar um pôr do sol com você, pensam nas tarefas importantes que têm que fazer e se esquecem até do que é cativar (essa palavra é importante!). Ou seja, são adultos!


Vai ser só no último planeta, a Terra, que o pequeno príncipe vai descobrir uma nova amizade, e irá aprender muitas coisas sobre o que é amar. Vai até fazer com que um adulto, que um dia foi uma criança, se lembre do que é realmente essencial. Um simples riso pode mudar tanta coisa!
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". É uma das minhas frases preferidas desse livro. Lembra da rosa? Pois então. O pequeno príncipe foi cativado por ela, e estou falando de algo maior que a beleza. E, do mesmo modo, ela foi cativada por ele também. Assim como ele cativou as amizades que fez quando "caiu" aqui na Terra. E assim, descobriu que a sua rosa com todos os seus defeitos e frescuras, era única no mundo. E por isso ele a amava.
Aposto que em algum momento dessa vida, alguém já te cativou. Já me cativaram várias vezes, e é tão bom! É tão bonito ver como um amor cresce ao ser plantado dentro de nós, mesmo que a terra não seja lá tão boa, se for cuidado com carinho, com certeza se tornará algo bonito, como uma rosa. Mesmo as rosas com seus espinhos e mesmo nós com nossos defeitos, ainda parecemos tão amáveis aos que realmente nos amam! Mais do que enxergar com olhos, é enxergar com o coração. Mais do que mostrar que se importa, é saber cativar.
"Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...".

0 comentários :

Postar um comentário



TOPO